domingo, 25 de setembro de 2011

A técnica Pomodoro - nova aposta para me organizar!

A escola onde sou professora de português recebe semanalmente várias revistas: Época, Veja, Galileu, revistas científicas, periódicos, etc. Ao que parece, minha sanha quase doentia por livros e revistas já se mostra visível aos demais presentes, pois que já há algumas semanas, a gentil diretora vem pessoalmente me avisar da chegada delas, e recentemente, passou mesmo a me trazê-las, ainda embrulhadinhas. Huuuummm.

Na sexta-feira, ela chegou na sala dos professores e me entregou um exemplar da Galileu. Uma das reportagens falava sobre a técnica Pomodoro. Eu nunca tinha ouvido a palavra num contexto diferente de "marca de molho de tomate" (ruim, aliás). E fiquei surpresa de a técnica já ser antiga, criada em 1980. Pois que me pareceu uma novidade, um modismo na esteira da busca por um melhor gerenciamento do tempo por parte do ultra-super-mega-atarefado homem moderno. E se for mulher, admitamos, a coisa piora, e MUITO.

    Afinal, a maioria de nós encontra-se nesta situação: ter de trabalhar fora, cuidar da casa e de si mesma.


 Mas afinal, que é o método Pomodoro, que tanto interessou uma pessoa como eu, avessa à fórmulas, planilhas, soluções pragmáticas?

O método foi criado pelo italiano Francesco Cirillo no ano de 1980. Cirillo estava na faculdade e, normal, vivia se enrolando com prazos e etc. Aborrecia-se porque malgrado tivesse mil coisas para fazer, distraía-se com algo e acabava não realizando tudo de maneira satisfatória (familiar...rs). Certo dia, pensando em como era patético passar horas estudando sem aprender nada e sempre se atrapalhar nos afazeres, ele deixou o olhar cair por sobre um timer de cozinha em formato de tomate ("pomodoro", em italiano) e decidiu usar o troço como cronômetro de suas próprias atividades. Pressão auto-imposta, por assim dizer. O reloginho marcava um ciclo de 30 minutos, e o rapaz dividiu em 25 de concentração e 5 de descanso "para levantar, tomar uma água, ir ao banheiro..."


                                                             O timer. Bonitinho, não?


Seria um modo de se obter o melhor do gerenciamento de tempo. Esse método poderia nos ajudar a transformar o tempo em um aliado, "alcançando o que queremos fazer e 'mensurando' o aperfeiçoamento contínuo na maneira como executamos essas atividades."

"A técnica consiste em:
1- escolher uma tarefa - a mesma deve constar de uma LISTA que você tenha, de coisas a fazer;
2- marcar 25 minutos em um timer (o "Pomodoro", timer de cozinha em forma de tomate. Nem sabia que existia isso.)
3- trabalhar concentrado na tarefa até que o timer toque;
4- fazer uma pequena pausa (5 minutos são suficientes, porém a cada 4 tempos de 25 minutos, a pausa deve ser mais longa, de 15 minutos a meia hora.)"
5- Realizada a tarefa, marcar na folha de tarefas, registrando o número de pomodoros necessários para tal.
6- Não esqueça de eleger primeiramente as PRIORITÁRIAS, as URGENTES.

Mais informações poderão ser obtidas aqui, ó ó: http://br.pomodorotechnique.com/

Uma coisa importante: devem ser 25 minutos de puro trabalho. "Eles não podem ser interrompidos.(...)Se tiver que atender um telefonema, cancele o Pomodoro e recomece um novo na sequência." E isso não deve ser usado no tempo livre que todo filho de Deus (supostamente) tem durante a semana.

Não sou nada metódica, e em nada tal método deveria me interessar. Entretanto, já estou cansada de me enrolar, me perder, esquecer de tudo a toda hora e sacrificar domingos para realizar coisas que poderiam ter sido feitas durante a semana, SE eu fosse mais focada, SE eu gastasse menos tempo na net, SE eu me distraisse menos, SE eu fosse mais organizada... na minha idade, de boa, perdeu a graça. Estou disposta a tentar. Situações desesperadas, medidas desesperadas. Falei sobre o método para uma colega de trabalho e ela riu, achando-o ridículo. Eu também achei. Mas minha vida também está ridícula de enrolada, de atarefada... e olha que nem trabalho 8 horas por dia.

Então o que acontece?

Acontece que não é que eu trabalhe muito, eu trabalho EM muitas coisas coisas diferentes E em lugares diferentes. Sou "professor camelô": onde tiver oportunidade, pra lá vou. Não é fácil, não. Mas é o que tem que ser, até pintar coisa melhor, mais estável, mais rentável. Que, (podem rir, podem rir) ainda espero que seja na área da educação, que é do que gosto de fazer. Ainda tenho que cuidar da casa. De mim, tanto do físico, para não quebrar espelhos por aí, quanto de minha formação.

 Então, quem sabe, o método Pomodoro possa salvar uma pessoa que tem que preparar aulas de Português, preparar aulas de Japonês - tanto para as 3 turmas do curso quanto para 5 alunos particulares espalhados pela zona sul e oeste do Rio - aulas de desenho para 2 alunos, dona de casa, responsável por pagar as contas, fazer compras, que tem que cuidar de duas gatas, que quer continuar a desenhar e terminar sua HQ (que se arrasta por mais de uma década!), publicar seu romance (escrito há 11 anos e revisado no início deste ano...), voltar a escrever, fazendo curso de extensão on line, estudar (japonês "afinal nunca pode parar", didática "sempre é bom, pro trabalho e pra concursos que vêm aí), se preparar para seleção de mestrado, fazer pelo menos 30 minutos no aparelho elíptico que comprou por mil reais e hoje é cabide de bolsas no quarto, que tem que cuidar da aparência para seu próprio bem estar e por uma apresentação decente perante o mundo (e nós mulheres sabemos que, não sendo "uma agraciada pela natureza" ISSO DEMANDA TEMPO...)...


                     Troque o bebê por duas gatinhas e voilá... it's my life. Ainda que faltem braços aí.



Eu só acho que 25 minutos é pouco tempo. Poderiam ser 30... mas se o timer for de 30 minutos mesmo, começarei obedecendo a cronometragem sugerida. Ai, que vergonha, me sinto meio bocó. Mas é como disse, estou cansada de perder dias livres, de não ter tempo para os amigos, ou até pra mim. Tem dias que isso me deixa realmente exasperada, de mau humor. Tem dias que me deixa triste e angustiada. Não sei o que é pior. Minha sorte é que, na maior parte do tempo, eu não perco o bom humor. Isso não. Nem que seja pra rir de mim mesma.

Aliás, pesquisando sobre isso, também vi umas dicas interessantes, sobre como se desligar um pouco também das redes sociais. Isso eu acho que procede, e muito: quantas vezes me sentei aqui para, sei lá, responder um email, daí vi algo sobre Facebook, fui lá ver... e adeus, facinho facinho, uma hora de uma manhã de 4 horas de que disponho para resolver a vida. Parei. Alguns já devem ter notado que ando sumida do Face. A tendência, se eu tomar vergonha na cara, é sumir ainda mais! Outra coisa que eu faço direto: ligar o computador assim que acordar. Procurar não fazer mais isso, a menos que tenha extremo autocontrole de conferir APENAS emails e ver se tem algo urgente ou modificando o que se planejava para o dia. Não será difícil, eu me adapto facilmente às coisas. Difícil é começar a fazê-las. Como o é com todo mundo, acho.

Então fico por aqui, pois como várias coisas se acumularam durante a semana, este domingo foi reservado para resolvê-las... quem sabe o próximo não seja diferente? Voltarei para comentar a validade da técnica.

Ah, e claro: pesquisar onde diabos eu compro um timer desses. E queria de tomatinho mesmo!  Porque já vi de abacaxi, de bichinho, de cozinheiro bigodudo (!), mas nisso sou metódica: QUERO UM TIMER EM FORMA DE TOMATE!

3 comentários:

  1. haahahahah rindo muito, "me sinto meio bocó" , desculpa, mas tive que rir. Eu tb me sinto assim quando preciso me submeter a alguma coisa parecida...
    Mas boa sorte aí com o método, tb fico enrolada de vez em quando com a faculdade. Ainda estou procurando o meu método pra enfiar certas particularidades da gramática alemã na cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Ah Flaviana, não precisa se sentir meio bocó não, todo mundo é meio do tipo de "deixar p/ última hora", só não pode mesmo virar uma mania prejudicial, algo que rouba a paz, aí tem mesmo que fazer algo para melhorar nem que seja um pouco a desorganização. Mas vc tem razão, tem uma hora que cansamos de cometer os mesmos erros conosco e temos que tomar alguma providência...
    Já tinha lido sobre esta técnica, mas já tinha esquecido, gostei do seu enfoque nela, me deu vontade usar também, pois sou muito desorganizada e até proteladora por demais. Aff!

    A técnica pode até parecer boba, mas agora que entendi o quanto ela é importante, pois ela é usada para identificação e eleição de prioridades e é isto que diferencia os bem sucedidos dos mal sucedidos: o saber eleger as prioridades. Mas como se faz isto???? Só praticando e praticando e fazendo disto um hábito. Falo isto não por experiência própria (quem dera!), mas por observação mesmo. E esta técnica é uma ferramenta ótima para isto porque vai nos ensinando a eleger nossas prioridades na prática e quando nós menos percebermos já estaremos craques em saber o que é prioridade e o que não é, isto tudo na minha modesta opinião.

    Olha, vc tem belos e numerosos planos que, por isto merecem mesmo uma medida destas, merecem atenção nessa gerência de tempo. Estes planos e vc mesma só têm a ganhar adotando uma rotina de enfoque nas suas prioridades. Só tem a ganhar empregando uma boa otimização do tempo para alcançar estes desejados e merecidos resultados, que com certeza serão bem vindos, adoráveis e satisfatórios. (tipo, tudo que quer é por um bom propósito sabe?! Seu livro, sua profissão, sua HQ, seu cuidado pessoal, seu tempo p/ desenhar, estar com amigos, etc... E tudo isto é mais que digno! E digno também de seu tempo e organização, afinal vc merece tudo isto, pois vc lutou para os ter, todos!)
    Curiosamente também tenho pensado nestas questões atualmente(talvez por isto esteja fazendo aqui um coment enooorme!). Ando tentando criar uma rotina e mudar meu jeito quanto às prioridades, pois já perdi minha paz à mt e agora vou adicionar esta técnica à minha rotina também e ver como me ajudará. Preciso de foco, andava muito perdida e solta, burlando muitas vezes as prioridades (pq nem pensava nelas na verdade, não elegia quais tarefas do dia a dia eram prioritárias p/ seguir no meu foco). Só que estou vendo que não sou mais uma adolescente que pensa que tudo vai dar tempo para fazer amanhã, porque não vai dar! E ainda não tenho mais todo o tempo do mundo como uma adolescente, sou adulta e devo encarar a vida como tal(mudar a forma de ver a vida mesmo). Então obrigada pelo post, ele tb me inspirou.

    Desculpa o comentarão aqui e meu desabafo....rs
    Depois conte se está dando certo???? Se conseguiu o timer e se precisou de ajustes ao método...

    beijão e sei que vai conseguir, vc já é focada sim e já conseguiu muito, talvez só precise mesmo deste "ajuste" para conseguir a maior produtividade que tanto almeja e merece (inclusive para poder dar atenção aos projetos adiados, mas que agora querem e precisam de atenção também, pois sabem que vc é capaz de fazê-los a todos usando sua sagaz capacidade de resiliência - que eu admiro muito, admito!).
    um super bj, anne

    ResponderExcluir
  3. caraca! só depois de postado que vi o quanto era grande o comentário. desculpa mesmo, espero te não chatear com meus papos..rs

    ResponderExcluir