quinta-feira, 18 de agosto de 2011

"Voltar para a casa à noite: um teste!"

Este trecho foi retirado de um livro que acabei de ler, "O resgate da autoridade em educação", de Gérard Guillot, professor de Filosofia da Universidade de Lyon, França - supostamente um livro para educadores, porém recheado de ponderações extremamente interessantes para todos. Quer um exemplo? Veja se o que vem a seguir não serve para TODOS que vivem com alguém, seja parceiro amoroso, amigo ou família:


"Voltar para casa à noite: um teste!
Após um dia duro de trabalho, você se encontra com os seus, por exemplo, com seu parceiro, e lhe diz imediatamente (o que não o surpreende muito!): 'Que dia: pior que o normal!' Pergunta-lhe como a descida ao inferno do pior pode ser tão abissal! 'Você não acreditar no que me fez o 'Fulano' hoje!' De fato, há frequentemente um (ou vários!) 'Fulano(s)' em um período de vida profissional!(...)
Quando nos comportamos desse modo, o que estamos fazendo na realidade? Damos a entender à pessoa amada que o mais importante, imediatamente, no momento do reencontro, é despejar o negativo acumulado; você me dirá 'não se vai a cada noite ficar extasiado de encontrá-la, ela quase 'faz parte da mobília da casa'! E no entanto, é preciso escolher. Com efeito, essa atitude transforma o outro em 'lixeira afetiva'... E depois ficamos espantados que a noite não tenha sido boa, que a relação se destrua!(...)

Evocar seus problemas é legítimo, mas um pouco mais tarde e serenamente! Nem sempre sabemos 'fechar as portas' das situações(...).

A dependência do negativo leva-nos a não ver os encontros com o positivo, aqueles que dão alegria."

(páginas 111 e 112)



4 comentários:

  1. Nossa!muito legal mesmo!eu acho que todos nós despejamos esse tipo de coisa quando chegamos em casa seja com amigos ou que seja!como eu já acordo de mal humor isso acontece a qualquer hora do dia, bwahahahahahaha mas com certeza o cara ta certo >-<
    no entanto eu acho que isso mostra o quanto gostamos e confiamos na pessoa, eu não saio contanto meus problemas pra quem eu não gosto...
    de qualquer modo esse livro parece bem legal :P

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é ótimo, eu recomendo! Sim, você está certa quando diz que isso mostra o quanto o outro é digno da nossa confiança, mas não deve ser assim, algo TÃO constante, né? Vira um hábito, e nem percebemos... me deu altos toques "saparada" aê.

    ResponderExcluir
  3. BOA!!! GOSTANDO DO BLOG...PRIMEIRA COISA QUE LI :)

    ResponderExcluir