terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sophie Lancaster

É notícia velha, e talvez disso muitos saibam - de qualquer maneira, não creio que sejam muitos os que este humilde blog visitem... - mas apesar de já ter ouvido por alto sobre isso, somente hoje soube direito como se deu o ocorrido: o assassinato de Sophie Lancaster, uma jovem de 20 anos que foi brutalmente chutada até a morte na Inglaterra em 2007, tão somente por seu visual gótico.

Achei interessante colocar isso aqui, não somente pelo impacto que senti ao conhecer integralmente a história, como também pela tocante animação que foi feita pelo francês Fursy Teyssier, pela agência Propaganda, que tem como trilha sonora a música "Roads" do Portishead.

Eis o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=qW2ve6_BkRA 




"Sophie Lancaster voltava para casa com seu namorado Robert Malltby à noite, por um parque em Lancashire, noroeste da Inglaterra, quando foram surpreendidos por um grupo de adolescentes, que começaram a provocá-los e agredi-los, tão somente por estarem com visual gótico. Maltbay foi golpeado e perdeu a consciência; Sophie, ao tentar protegê-lo, interpondo-se entre o jovem e os agressores, foi alvo de vários chutes. Uma testemunha relatou que os criminosos miravam a cabeça e chegaram mesmo a pular sobre a região. Houve até comemoração pelo "feito". Foi dito durante o processo que os dois estavam tão irreconhecíveis quando removidos, que não se podia dizer quem era o rapaz e quem era a garota.


O casal entrou em coma; Robert sobreviveu, Sophie, não."


Quem se interessar pela história detalhada, bem como sobre o julgamento, repercussão e tributos realizados a ela, poderá ler na íntegra: http://en.wikipedia.org/wiki/Murder_of_Sophie_Lancaster




 E senta que lá vem a (minha) história:

Em 1993, eu andava por Botafogo com uma amiga, quando fomos paradas por um grupo de caras que se diziam "carecas". Um deles me puxou pelo braço e já me arrastava para o grupo - minha amiga conseguiu escapulir, e não a culpo: se ela os tivesse enfrentado, poderia ter sido uma "Sophie Lancaster". Foi então que um deles disse "não, não, é mulher, cara, é mulher!". E o brucutu me soltou, dizendo ainda "ih, foi mal, gata, foi mal...pensei que fosse um cabeludo." (!!!)

Bem, por várias vezes na vida, reclamei de ter nascido mulher, desta vez o fato de SER MULHER talvez tenha me garantido "nascer de novo"...

Quando houve aquele episódio dos playboys aqui do Rio terem surrado uma empregada doméstica, me lembrei disso, porque eles disseram "Atacamos porque pensamos que ela fosse uma garota de programa". Não pude deixar de pensar que se aquele cara não tivesse alertado os comparsas sobre meu sexo (ui!), poderia ser de mim que eles falariam, num possível julgamento "Atacamos ela porque pensamos que fosse um cabeludo maluco."

Enfim, o mundo... e salve-se quem puder.

http://freetheimmortal.webs.com/SNN2805B-384_459759a.jpg




http://image1.findagrave.com/photos250/photos/2008/95/25760632_120742752381.jpg




http://louderthanwar.com/wp-content/uploads/2011/03/sophie.jpg

4 comentários:

  1. Poxa! Preconceito além de alienante é um tanto quanto idiota, seja qual for....
    Tadinha não sabia desta história, viu?
    achei a animação mt linda e triste...
    valeu por isto!
    Ainda bem que vc é mulher, heim! Foi mesmo por pouco, nossa!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Verdade, ser mulher é um saco na grande maioria das vezes, mas naquela vez foi minha salvação, rs... brincadeiras à parte, muito triste mesmo.

    Bjs e obrigada pela visita ^^

    ResponderExcluir
  3. Olá Flaviana,
    eu vi seu comentário...
    Vai ser melhor mesmo castrá-la, tadinha!
    O meu estava sempre querendo fugir. Continua querendo fugir, mas ficou muito mais carinhoso
    Sou apaixonada por ele!!
    É muito amor, né? rs
    Me avisa qdo ela for castrada, ok?
    beijos e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  4. Dea, minha esperança, além de que, claro, ela tenha uma vida mais longa e saudável (pois que a castração evita muitas doenças) é que ela fique menos brava... rs

    A castração foi marcada para terça que vem, hoje liguei pra saber sobre os exames e está tudo bem com o monstrinho.

    Bjs!!

    ResponderExcluir